Tudo. Aqui e agora.

Já deve ter dado de caras com uns artigos que circulam pela Internet onde se anuncia o declínio do Facebook e a morte dos Centros Comerciais, tendo como bandeira o olhar mais ou menos standardizado de um millennial – a geração Y. Neste artigo depois de aberta a campa à rede social dá-se ao mesmo tempo a extrema unção ao comércio como o conhecemos. É fácil adivinhar a morte do Facebook. Como todas as empresas há-de sucumbir ao peso de um novo produto que a substituirá e por tal não vejo nessa previsão nada de apocalíptico. Já a morte do comércio físico, tal como o conhecemos parece-me um pouco exagerada. Ou pelo menos prematura.

O que não podemos, no entanto, escamotear será a forma como a geração acima referida aborda o consumo. Há quem diga que é geração mais complicada, difícil, cínica e refratária, enquanto consumidora, de todos os tempos. Quer tudo, aqui e agora, mas não quer ficar com nada.

Kevin Gibbon não faz parte desta geração, mas padeceu das dores de crescimento do comércio eletrónico. Embora em 2002 tenha conseguido pagar a universidade com uma loja no eBay havia algo que lhe tirava o sono. O envio dos produtos que vendia. Faça fast forward até 2016 em Portugal e se calhar tem o mesmo problema com o OLX. Porreiro, conseguiu vender o seu velho smartphone mas agora tem de encontrar a embalagem certa para enviar ao comprador e enfrentar a fila de espera nos Correios. Na realidade já não tem de o fazer. Os CTT têm o serviço Click&Ship que lhe facilitam tudo isso. O que ainda não tem é o que a Shyp de Kevin Gibbon tem. Uma integração com o eBay que permite juntar desde logo à descrição da venda o preço estimado de envio e, se necessário, um estafeta 20mn depois à sua porta para apanhar a encomenda. A diferença não é muita, mas é neste imediatismo e na integração com o portal de venda de referência que o salto qualitativo e quantitativo é dado. Ouviu falar do Clik&Ship mas utiliza-o? Que esperam os CTT e OLX?

Do mesmo imediatismo vive a app Unplis. Inicialmente desenvolvida no contexto do concurso App Circus o serviço está somente disponível em Barcelona mas a app está nas stores para quem quiser testar o conceito. A Unplis é uma plataforma de e-commerce multi-vertical que lhe permite encomendar e receber em casa em 60 minutos as suas compras por um personal shopper. A empresa não tem carros, motos, empregados ou sequer stock. Funciona num modelo de crowdfunding onde o personal shopper dá corda aos sapatos, vai à loja e leva a casa de quem faz o pedido. Uma vez mais o segredo está no imediatismo. É que tanto é válido para alguns elementos da geração Y querer ter no imediato as compras em casa como a outros ter de recorrer à prestação destes serviços para encher a despensa ao fim do mês.

Share This