Ornitofobia

Não tenho propriamente uma fobia. O medo que me domina prende-se mais com a inabilidade que pareço ter para descobrir o caminho para o que deverá ser o novo sucesso nos jogos para smartphones com pássaros. Uns jeitosos na Finlândia fizeram-no já na década passada e construíram um império que hoje até parques temáticos tem. O ano passado foi um vietnamita. Dong Nguyen, developer numa empresa de jogos decidiu investir algum do seu tempo livre a construir um jogo estupidamente básico e igualmente difícil. A árdua versão final do jogo do sr. Nguyen levou-lhe 2 dias de desenvolvimento e hoje, após muita controvérsia e ter decidido retirar o jogo das App Stores, só dos devices onde este ainda se encontra instalado devem-lhe cair na conta uns 50.000 dólares por dia. Não é a mesquinha inveja lusitana nem o desejo de dizer mal do Nguyen só por ser bem sucedido. É mesmo constatar que, como empresário nesta área desde a altura de lançamento do primeiro Angry Birds já deveria saber melhor. Pássaros, pá. Aposta nos pássaros. E por que raio não consegues nada em 2 dias?

Primeira constatação para quem quer fazer dinheiro “à séria”: Meta-se nos jogos. Não é no jogo. Nos jogos. Seja no Play Market da Google para o Android, seja na App Store da Apple para iOS. Seja por número de downloads, seja por revenue as 10 posições de topo de 2013 são jogos. Nem uma rede social ou uma aplicação de messaging lá pelo meio. Nada, niente.

Segunda constatação: por muito difícil que seja – que o é – ainda é possível a um developer sozinho bater o pé às grandes empresas de desenvolvimento de jogos. Repare que estamos num momento onde, tanto em número de vendas como no retorno financeiro, os jogos nestas plataformas já geram mais dinheiro que na Playstation Vita ou na Nintendo. O Nguyen prova-o.

Terceira e última constatação? Não desista. A origem do Flappy Bird data de Novembro de 2012 quando o personagem do jogo apareceu num tweet do Nguyen já com look Mario Brothers. Só em Abril de 2013 o jogo foi colocado na App Store e com o nome de Flap Flap. Um mês passou e nada. Havia outro jogo com o mesmo nome. Nguyen muda o nome para Flappy Bird em Maio. A obscuridade é quase total até Dezembro de 2013. Em apenas 2 meses, por razões que todos desconhecem, o chamado efeito viral, virtude da relação amor-ódio que todos nutrem pelo jogo leva-o ao topo das principais App Stores. E há pouco mais de 2 semanas o Nguyen decidiu aposentar o jogo. Revela que a pressão dos media era demasiada. O que a mim que me acontece todos os meses mas pelo editor desta revista e para entregar esta coluna.

Já desistiu? Eu ainda não.

Share This