Boom…

Rebenta a bolha! Boom…lá se foi o Verão. E o festival Boom e os outros festivais todos. O que não se foi e continua a fazer boom por todos os lados é o Youtube. Há ainda que olhe de lado para os teenagers agarrados à plataforma horas a fio a ver vídeos onde, por exemplo outros jogadores jogam efetivamente determinado jogo. Seja Minecraft, League of Legends, GTA, Call of Duty ou FIFA, existem Youtubers (ou criadores de conteúdos para o Youtube) que tem tantos seguidores que quase conseguem pedir meças ao CR7. E a comparação com um futebolista também me surge porque a determinada altura questionei o meu filho porque estava a ver alguém jogar LOL quando podia, ele próprio, estar a jogar. A resposta de tão óbvia que foi deixou-me sem resposta. Porque me prostrava também eu frente à TV a ver um jogo de futebol se podia pegar na bola e ir jogar com amigos. E sim, até podemos contestar a legitimidade da comparação, mas o fato é que para um teenager é tão natural estar 4 horas em comunidade online a jogar com uma dúzia de amigos em diferentes latitudes como para mim era natural sair de casa depois do almoço e aparecer para jantar depois de várias horas e esfacelar os joelhos a jogar futebol com os amigos.

As diferenças esbatem-se nas similitudes: o sentido de pertença, de comunidade. Foi (também) por isso que 33.333 bilhetes do festival Boom voaram um ano antes do evento.

O Youtube está atento a isto. E talvez esteja mais preocupado com o sentido de comunidade do Facebook do que com o do festival Boom e por isso está agora a lançar ferramentas que irão permitir ao PewDiePie e seus pares disporem de um conjunto de funcionalidades extra vídeo que lhes permitirão interagir com os seus fans. A ferramenta vai-se chamar, adivinhou, Community e vai permitir que estes Youtubers nos seus canais tenham uma forma de comunicação que não apenas o vídeo. Desde posts de texto, GIF’s ou imagens à possibilidade de receber um thumbs up (ou down) ao vídeo colocado e ainda de receber notificações sempre que é feito um upload de um novo vídeo. Comunique esta novidade a alguém que conheça entre os 8 e os 20 anos é vai ver que é coisa importante.

E já agora coloque-se também em perspetiva: a audiência média de um canal temático como a SIC Radical é de 10-15 mil pessoas. O PewDiePie terá, nos piores dias no seu canal 6 milhões de visualizações.

P.S. onde está corrigido aqui o erro de simpatia que vem na PC Guia em versão papel identificada da imagem? Vale um rájá! :)

Share This