Barreiro quebra barreiras

Alguns de vós saberão que tenho uma empresa na área mobile. É o core da empresa. Apostou-se em 2010 que seria esta a área nobre no desenvolvimento tecnológico e desde aí, ainda que, maioritariamente, a uma escala nacional, temos obtido frutos dessa estratégia.

Como empresa que desenvolve para fazer face às necessidades e desejos dos seus clientes é-nos por norma entregue um conjunto de ideias, algumas já materializadas em funcionalidades, sobre as quais ajudamos a construir um produto final que materialize as expectativas do cliente e traga valor acrescentado os seus utilizadores.

Menos frequente é encontrarmos um cliente pró-ativo na procura de soluções inovadoras, colocando para tal três empresas de cariz tecnológico a trabalhar em parceria no sentido de obter um produto que à data, creio, é único em pelos menos duas das funcionalidades que disponibiliza aos seus utentes. O conceito vai inteirinho para os Transportes Colectivos do Barreiro (TCB), a implementação coube, como refiro atrás, a três empresas que em conjunto tornaram possível uma aplicação (iOS e Android) que permite, aos utentes desta transportadora, duas funcionalidades repito, crer únicas.

Fazendo uso de uma ligação ao sistema de gestão de frota instalado na empresa, a aplicação “sabe” a cada instante onde estão os diversos autocarros, das diversas rotas que a empresa disponibiliza. Nada de inovador aqui. Mas são os pequenos twists – que falava na edição passada – que creio serem diferenciadores. A funcionalidade MyBus permite definir até um máximo de 2 carreiras/rotas e paragens por utilizador que, combinada com um horário pré-definido permite avisar o utente, com a antecedência que este definir, a hora de sair de casa. A ideia subjacente é que sabendo que todos os dias de manhã o utente #A apanha para o trabalho o autocarro #14 que passa na paragem #5 em direção a #X às 7.15h e conhecendo a cada momento a localização desse “seu” autocarro, a app TCB sabe que se o autocarro só estiver a chegar às 7.20h pode notificar o utente por mensagem push 5 minutos mais tarde. Ganha mais 5 minutos para poder tomar o seu pequeno almoço com calma.

A outra funcionalidade será de cariz mais interessante para as operadoras de transportes. Rotas há que ao serviço público importa cumprir mas que, por falta de frequência de utilização ou passageiros são financeiramente catastróficas. A resposta poderá ser dada por uma funcionalidade desenvolvida para a aplicação eTCb que permite, tanto no smartphone como na paragem, solicitar uma “carreira” para determinada paragem que está definida como opcional na rota original. Isto é, esta paragem só é servida quando requisitada na paragem ou pela aplicação, havendo aqui um claro ganho de eficiência na rota e nos custos da operação.

Haja, em cada sector de atividade, quem pense a operação. Se não houver uma app para tudo é questão de fazê-la.

Share This